O início de campeonato periclitante do bi-campeão FC Porto fez antever uma prova difícil, o que de facto se veio a verificar. Tomislav Ivic, o treinador dos dragões na fantástica época de 1987-88, não foi feliz na sua segunda passagem pelas Antas e saiu ao meio da temporada. A aposta de Pinto da Costa recaiu então em Bobby Robson, que tinha sido despedido do Sporting por Sousa Cintra pouco tempo antes.
O campeonato acabou por ser conquistado pelo Benfica, mas na Champions o FC Porto fez uma campanha notável, onde se destacou a estrondosa goleada na Alemanha aplicada ao Werder Bremen por 5-0 ! Nas meias finais os portistas foram afastados pelo Barcelona de Cruyff, numa estranha eliminatória disputada em apenas uma mão no Camp Nou (3-0).
No culminar da época, Robson consumou a sua vingança vencendo a Taça de Portugal ao... Sporting, numa edição em que se teve de recorrer a uma (conturbada) Finalíssima.
Equipa-Tipo
Vítor Baía
João Pinto
Aloísio
Fernando Couto
Rui Jorge
André
Paulinho Santos
Semedo
Timofte
Secretário
Kostadinov
Treinadores - Tomislav Ivic (até à 17ª jornada) / Bobby Robson
Resumo:
2º Lugar - I Divisão 1993-94
Vitórias - 21
Empates - 10
Derrotas - 3
Golos Marcados - 56
Golos Sofridos - 15
Grande equipa, grandes jogadores e apesar de alguns não gostarem de Ivic, era um excelente treinador.
ResponderEliminarBobby Robson?, bom, esse era um monstro entre os da sua classe. Em 1995 tive oportunidade de acompanhar de perto a sua experiência no FC Porto. Como o tempo passa?!...
Que continue a descansar em Paz.
É verdade César, Bobby Robson era um senhor em todos os sentidos e a sua conduta e "fair-play" eram inigualáveis. Recebeu uma merecida homenagem na quinta feira passada :) RIP
ResponderEliminarCumprimentos