Foi praticamente sem oposição que o FC Porto conquistou o Tetra-Campeonato pela primeira vez na sua história, igualando o feito do Sporting nos anos 50. Os portistas alcançaram o 1º lugar logo à segunda jornada, para não mais o largar. No final da primeira volta já se percebia que os principais adversários Benfica e Sporting, ambos em crise de resultados, não tinham argumentos para contrariar os tri-campeões nacionais e era mesmo o V. Guimarães que estava mais próximo, a 11 pontos de distância. A campanha na Liga dos Campeões foi decepcionante, com apenas uma vitória na fase de grupos, deixando os portistas no último lugar do grupo D atrás de Real Madrid, Rosenborg e Olympiakos.
Sérgio Conceição, jogando desta vez em zonas mais adiantadas do terreno, realizou uma grande época, a qual lhe valeu a transferência para a Lazio. O brasileiro Jardel sagrou-se pela 2ª vez consecutiva o melhor marcador da I divisão com 26 golos.
Foi também o ano de mais uma "dobradinha" depois da vitória no Jamor frente ao Sp. Braga por 3-1. A época ficou contudo marcada por polémicas internas envolvendo António Oliveira e alguns jogadores, levando à saída do treinador, que se sagrou bi-campeão nacional pelos portistas, no final da época.
Equipa-Tipo
Rui Correira
Secretário
Aloísio
João M. Pinto
Fernando Mendes
Paulinho Santos
Sérgio Conceição
Zahovic
Capucho
Drulovic
Jardel
Treinador - António Oliveira
Resumo:
1º Lugar - I Divisão 1997-1998
Vitórias - 24
Empates - 5
Derrotas - 5
Golos Marcados - 75
Golos Sofridos - 38
Sem comentários:
Enviar um comentário