domingo, 27 de janeiro de 2013

Boavista 1991-1992


Ano memorável para os axadrezados em todas as frentes: 3º lugar no campeonato (sem derrotas em casa), conquista da Taça de Portugal (a 4ª do Boavista) frente ao FC Porto e eliminação do poderoso Inter de Milão na Taça UEFA. Esta foi também a primeira de cinco épocas de Manuel José no comando do clube do Bessa. E que estreia !
Nesta equipa de jogadores combativos, sobressaia o virtuosismo de um menino prodígio de seu nome João Vieira Pinto, que após um ano pouco feliz em Espanha regressara ao Bessa para rubricar uma época brilhante. Estava claro que se tratava de uma questão de tempo, até a jovem estrela se transferir para um clube com outras ambições. Seria na época seguinte e para o Benfica. Já o nigeriano Ricky sagrou-se o melhor marcador do campeonato com uns impressionantes 30 golos, sendo esta a primeira e única vez que um jogador do Boavista alcançou essa façanha.
Resumindo, pode-se considerar como uma das melhores épocas da história dos axadrezados, ainda no início de uma década de boa memória para o clube.


Equipa-Tipo

Pudar
Paulo Sousa
Samuel
Barny
Fernando Mendes
Casaca
Bobó
Tavares
Nelo
João V. Pinto
Ricky

Treinador - Manuel José


Percurso do vencedor da Taça de Portugal:

4ª Eliminatória - Boavista 2-0 Lusitânia Lourosa
5ª Eliminatória - Boavista 3-1 U. Madeira
1/8 de Final - Boavista 3-0 Freamunde
1/4 de Final - Boavista 1-0 Gil Vicente
1/2 Finais - Benfica 1-2 Boavista
Final - Boavista 2-1 FCPorto


Resumo:

3º Lugar - I Divisão 1991-1992

Vitórias - 16
Empates - 12
Derrotas - 6
Golos Marcados - 45
Golos Sofridos - 27


Sem comentários:

Enviar um comentário