quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nigéria no Mundial de 1998


A Nigéria tinha chegado ao Campeonato do Mundo em França, cotada como uma das selecções africanas mais talentosas que haviam chegado a uma fase final da competição. Os Super Eagles tinham de facto razões para sonharem com altos voos, pois vários dos jogadores seleccionados pelo sérvio Milutinovic, ou tinham conquistado o título olímpico Atlanta dois anos antes, ou contavam com a experiência em 1994 no Mundial dos Estados Unidos.
O começo foi espectacular com uma vitória por 3-2 contra a Espanha, uma das selecções favoritas a ganhar o Mundial. Seguiu-se uma vitória contra a Bulgária e consequente apuramento para os Oitavos de Final. Apesar de já qualificados, no último jogo do grupo os nigerianos davam os primeiros sinais de que algo não estava bem, ao perderem com o Paraguai por 3-1. O jogo com a Dinamarca nos oitavos veio por a nu as deficiências da equipa nigeriana, batida de forma estranhamente fácil pelo nórdicos (4-1). O maior problema da Nigéria durante a prova acabou por ser o mesmo de tantas outras equipas africanas em Mundiais anteriores: as fragilidades defensivas e pouca maturidade táctica. Isto aliado ao estilo atacante em demasia adoptado por Milutinovic (jogando a maior parte das vezes com 3 defesas) que veio a revelar-se fatal para as aspirações da equipa.
Para a história fica sem dúvida a ambição e todo o talento que se consegui reunir numa só selecção, chegando-se a acreditar que era desta que uma selecção de África iria atingir o topo futebol mundial.


Equipa-Tipo

Rufai
Babayaro
Okechukwu
Taribo West
Oliseh
Garba Lawal
Mutiu Adepoju
Jay-Jay Okocha
Kanu
Finidi
Ikpeba

Seleccionador - Bora Milutinovic


Resumo:

Mundial 1998

Fase de Grupos (1º lugar do grupo D com 6 pontos)

Nigéria 3-2 Espanha
Nigéria 1-0 Bulgária
Nigéria 1-3 Paraguai

1/8 de Final - Nigéria 1-4 Dinamarca

Vitórias - 2
Empates - 0
Derrotas - 2
Golos Marcados - 6
Golos Sofridos - 9


Sem comentários:

Enviar um comentário