segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

U. Leiria 1998-1999


Esta foi uma das equipas sensação do Campeonato da I Divisão de 1998-1999, a par do V. Setúbal, o 5º classificado. Comandada por Mário Reis, um dos treinadores mais astutos naquela época (tendo sido algo injustiçado nos últimos anos da sua carreira), a U. Leiria então recém promovida ao Nacional da I Divisão, era uma equipa muito bem organizada tacticamente, que apresentava grande coesão defensiva, sendo exímia no contra-ataque.
Na baliza estava o croata Miroslav Zidniak, um guarda-redes de grande eficácia, apoiado por uma defesa de betão com Ricardo Silva e Sérgio Nunes a centrais (ambos sairiam no final da época para FC Porto e Benfica respectivamente), a qual sofreu apenas 29 golos em 34 jogos, a 2ª melhor defesa do campeonato apenas superada pelo campeão FC Porto. Com um meio-campo operário e guerreiro, constituído por jogadores como Luís Vouzela ou Leão, as despesas no ataque ficavam entregues a um trio de ataque temível: Bakero, Duah e Augustine (este sairia a meio da época para o Veneza).
A U. Leiria acabaria por falhar o acesso à Taça UEFA por apenas um ponto, depois de várias jornadas em posições europeias.


Equipa-Tipo

Miroslav
Bilro
Ricardo Silva
Sérgio Nunes
João Armando
Luis Vouzela
Leão
Dinda
Bakero
Augustine
Duah

Treinador - Mário Reis


Resumo:

6º lugar - I Divisão 1998-1999

Vitórias - 14
Empates - 10
Derrotas - 10
Golos Marcados - 36
Golos Sofridos - 29 (2ª melhor defesa do campeonato)




Sem comentários:

Enviar um comentário