sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sporting 1999-2000


Depois de uma década marcada por desilusões constantes durante a qual apenas havia conquistado uma Taça de Portugal e uma Supertaça, o Sporting partia para o novo milénio com esperança renovada e decidido em inverter o rumo da sua já longa crise desportiva (17 anos sem vencer o campeonato). A pré-época começou com a chegada mediática da vedeta dinamarquesa do Manchester Utd, Peter Schmeichel. Pouco tempo depois, Simão Sabrosa foi vendido ao Barcelona, garantindo uma verba importante para os leões em termos financeiros, naquela que foi a transferência mais cara do futebol português até essa época (14 milhões de euros).
O treinador italiano Giuseppe Materazzi não começou bem a época e saiu logo à 5ª jornada depois de alguns empates, com uma derrota pelo meio contra o Vicking na Taça UEFA por 3-0. Foi com Augusto Inácio que os leões começaram a adquirir espírito de campeão, demonstrando uma grande união e força colectiva como há muito não se via. O mercado de Dezembro também foi bastante proveitoso com a vinda de dois grandes reforços: André Cruz e César Prates. Estes juntaram-se a um plantel com a confiança em alta, sobretudo o argentino Beto Acosta que mostrou uma veia goleadora apurada (22 golos no final). Após os sucessivos deslizes do principal candidato ao título, o pentacampeão FC Porto, a equipa leonina acabou por atingir o primeiro lugar (que não mais largou), após uma vitória em casa contra os dragões (2-0).
O tão ansiado título, que teve tanto de surpreendente como merecido, chegou a Alvalade na última jornada após uma goleada em Paranhos contra o Salgueiros, quebrando um jejum de 18 anos, o mais longo da história do Sporting, assim como a hegemonia do FC Porto.


Equipa-Tipo

Schmeichel
Saber
Beto
André Cruz
Rui Jorge
Vidigal
Duscher
De Franceschi
Pedro Barbosa
Ayew
Acosta

Treinador - Giuseppe Materazzi (até à 5ª jornada) / Augusto Inácio


Resumo:

1º Lugar - I Liga 1999-2000

Vitórias - 23
Empates - 8
Derrotas - 3
Golos Marcados - 57
Golos Sofridos - 22




Sem comentários:

Enviar um comentário