sexta-feira, 24 de maio de 2013

Benfica 1995-1996


Depois de uma época fracassada sem quaisquer títulos, Artur Jorge deu início a uma autêntica revolução no plantel benfiquista. A saída de algumas figuras como Vítor Paneira, Isaías ou Abel Xavier e a contratação de um número absurdo de jogadores (muitos dos quais revelar-se-iam ser de qualidade duvidosa) não fazia augurar um futuro radioso para o clube da Luz.
Artur Jorge já sem grande margem de manobra durou apenas três jornadas, dando o seu lugar ao veterano e carismático Mário Wilson. O FC Porto cedo se mostrou um adversário demasiado forte no campeonato, sagrando-se campeão com 11 pontos de avanço sobre os encarnados. A vitória na final da Taça de Portugal sobre o eterno rival Sporting por 3-1, apesar de assombrada pela morte de um adepto sportinguista provocada pelo lançamento de um very-light, salvou a honra de uma equipa entretanto já mergulhada numa crise futebolístico-financeira sem precedentes na sua história.


Equipa-Tipo

Preud'Homme
Marinho
Ricardo Gomes
Hélder
Pedro Henriques
Paulo Bento
Dimas
Valdo
João V. Pinto
Iliev
Marcelo

Treinadores - Artur Jorge (até à 3ª jornada) / Mário Wilson


Resumo:

2º Lugar - I Divisão 1995-1996

Vitórias - 22
Empates - 7
Derrotas - 5
Golos Marcados - 57
Golos Sofridos - 27



3 comentários:

  1. Foi o princípio da longa travessia do deserto do Benfica. Ainda estou para perceber como é que o Artur Jorge, que fez um bom trabalho no Porto e no PSG, destroçou o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Permanece um mistério Zé Pelé. De qualquer maneira ele não foi feliz em muitas das suas decisões como técnico. Dizem as más línguas que ele tinha um "acordo" qualquer com o FC Porto, mas isso não me parece ter qualquer fundamento. Já agora obrigado pela visita. Já adicionei o teu blogue que me parece interessante à minha lista.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Más línguas... A entrada de Damásio e Artur Jorge no Benfica, revelou-se mortífera.

    ResponderEliminar