quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FC Porto 1977-1978


A vinda de José Maria Pedroto para as Antas no ano anterior já havia indiciado o começo de um novo ciclo no FC Porto e até no futebol português. Com grande astúcia táctica e um perito nos jogos psicológicos, o mestre Pedroto revolucionou o futebol e a mentalidade dos dragões, ao mesmo tempo que declarava "guerra" ao centralismo da capital e ao domínio do dois grandes de Lisboa, Benfica e Sporting. A rivalidade entre o Norte e o Sul começava a intensificar-se.
O FC Porto contava na sua equipa com a combatividade de médios como Rodolfo ou Octávio, da genialidade de Oliveira, que realizou uma das suas melhores épocas nas Antas, e de um ainda jovem Fernando Gomes que já marcava golos a rodos.
Foi deste modo que os portistas conseguiram quebrar o mais longo jejum de títulos da sua história, nada mais nada menos do que 19 anos, regressando a ansiada festa às ruas do Porto.  Foi um campeonato conquistado à custa de muito sofrimento, na última jornada com uma vitória por 4-0 sobre o Sp. Braga. Foi decisivo o empate obtido frente ao Benfica nas Antas a duas jornadas do final. Portistas e benfiquistas terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos, mas um melhor "goal-average" acabou por dar vantagem aos azuis e brancos. 
Na Taça das Taças sucedeu-se uma eliminatória histórica com o Manchester Utd. Os dragões golearam os ingleses em casa por 4-0, sendo depois derrotados por 5-2 em Old Trafford, o que ditou a passagem da equipa portuguesa, que seria depois eliminada pelo Anderlecht nos Quartos de Final.


Equipa-Tipo

Fonseca
Gabriel
Freitas
Simões
Murça
Rodolfo
Octávio
Oliveira
Seninho
Duda
Gomes

Treinador - José Maria Pedroto


Resumo:

1ª Lugar - I Divisão 1977-1978

Vitórias - 22
Empates - 7
Derrotas - 1

Golos Marcados - 81
Golos Sofridos - 21





Sem comentários:

Enviar um comentário