sábado, 20 de dezembro de 2014

FC Porto 2002-2003


Na sua primeira época completa no FC Porto, José Mourinho transformou a equipa azul e branca num dos colectivos mais fortes de sempre do futebol português. A contratação de jogadores como Paulo Ferreira ou Maniche, em quem poucos apostariam, revelaram-se certeiras e mostraram o dedo sábio do seu treinador, que sabia extrair o máximo rendimento dos seus jogadores como ninguém.
O Campeonato Nacional foi ganho de forma esmagadora pelo FC Porto, que mostrou ser de longe a melhor a equipa da prova. A equipa portista sufocava as equipas adversárias, fazendo "pressing" constante em zonas do campo por vezes bastante adiantadas (a expressão "pressão alta" começou a ficar na moda), sendo que os seus avançados eram os primeiros a ajudar a equipa defensivamente. Entretanto Mourinho também confirmava os seus dotes nas conferências de imprensa através da agressividade do seu discurso, que se inspirava bastante em José Maria Pedroto.
Mas foi na Taça UEFA, que o FC Porto se começou a mostrar como uma das melhores equipas da Europa. Mourinho começou aqui a lançar as bases daquela que seria a espinha dorsal da Selecção Nacional que seria vice-campeã europeia em 2004 (Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco). Na caminhada triunfal até à final de Sevilha, destaca-se a recuperação feita na eliminatória contra o Panathinaikos (vitória por 2-0 na Grécia depois de uma derrota nas Antas por 0-1) e sobretudo a memorável vitória sobre a Lazio de Roma por 4-1 nas meias-finais. Numa final emocionante contra o Celtic, o FC Porto conquistou a primeira Taça UEFA da sua história (e primeira do futebol português), vencendo os escoceses por 3-2, com o golo decisivo a ser marcado por Derlei já no prolongamento. 
Era o corolário de uma das mais fantásticas épocas de sempre dos portistas, que juntavam ao Campeonato e Taça de Portugal, a conquista de um troféu europeu. O mérito deveu-se sobretudo a José Mourinho, que se afirmava já como um melhores treinadores do Mundo.


Equipa-Tipo

Vítor Baía
Paulo Ferreira
Jorge Costa
Pedro Emanuel
Nuno Valente
Costinha
Maniche
Deco
Capucho
Derlei
Hélder Postiga

Treinador - José Mourinho


Resumo:

1º Lugar - SuperLiga 2002-2003

Vitórias - 27
Empates - 5
Derrotas - 2

Golos Marcados - 73
Golos Sofridos - 26


Percurso do Vencedor da Taça UEFA:

1ª Eliminatória

1ª Mão - FC Porto 6-0 Polónia Varsóvia
2ª MãoPolónia Varsóvia 2-0 FC Porto

2ª Eliminatória

1ª Mão - Áustria Viena 0-1 FC Porto
2ª Mão - FC Porto 2-0 Áustria Viena

3ª Eliminatória

1ª Mão - FC Porto 3-0 Lens
2ª Mão - Lens 1-0 FC Porto

4ª Eliminatória

1ª Mão - FC Porto 6-1 Denizlispor
2ª Mão - Denizlispor 2-2 FC Porto

1/4 Final

1ª Mão - FC Porto 0-1 Panathinaikos
2ª Mão - Panathinaikos 0-2 FC Porto (a.p.)

1/2 Finais

1ª Mão - FC Porto 4-1 Lazio
2ª Mão - Lazio 0-0 FC Porto

FINAL - FC Porto 3-2 Celtic (a.p.)






Sem comentários:

Enviar um comentário