terça-feira, 21 de julho de 2015

Benfica 1993-1994


Chegava então o defeso de 1993 e rebentava a bomba no país futebolístico, com a saída de Paulo Sousa e Pacheco do Benfica para o Sporting. Neste denominado "Verão Quente", João V. Pinto esteve igualmente perto de assinar pelos leões mas o presidente das águias, Jorge de Brito, impediu a transferência à ultima da hora. Os encarnados, já envoltos numa grave crise financeira, ficavam feridos de morte, e perdiam favoritismo de forma significativa para os rivais.
Após um empate nas Antas (3-3) na jornada inaugural do campeonato, o Benfica prosseguiu algo titubeante pelo primeiro terço da prova. Uma derrota copiosa no Bonfim por 5-2, parecia querer confirmar as piores expectativas criadas durante a nefasta pré-temporada. Mas a partir de então a equipa de Toni uniu-se e começou a vencer a convencer, acabando mesmo a primeira volta no primeiro lugar da tabela.
Na Taça das Taças voltaram as grandes europeias das águias, com evidente destaque para o empate épico alcançado em Leverkusen (4-4) com o Bayer, que permitiu aos encarnados atingirem as meias-finais onde iriam defrontar o Parma. Na Luz, as águias venceram os italianos por 2-1, mas a expulsão de Mozer na 2ª mão em Itália, deitou tudo a perder, e o Parma acabou por vencer por 1-0 eliminando a equipa portuguesa.
No campeonato, o Benfica continuava na liderança, mas chegava ao derby da 2ª Circular com apenas um ponto de vantagem sobre o Sporting. No jogo decisivo para as contas do título, João V. Pinto realizou uma das melhores exibições da sua carreira fazendo um "hat-trick", ajudando assim os encarnados a golearam os leões em pleno estádio de José de Alvalade, por uns históricos 6-3. Parecia claro que o campeonato já não fugiria ao clube da Luz, que acabou por se sagrar campeão em Braga contra o Gil Vicente a duas jornadas do fim.
Um triunfo que teve tanto de inesperado como justo, e que realçou o espírito solidário da equipa que soube abstrair-se do facto do clube passar na altura por um dos momentos mais delicados da sua existência.


Equipa-Tipo

Neno
Abel Xavier
Hélder
Mozer
Veloso
Schwarz
Rui Costa
Vítor Paneira
Isaías
João V. Pinto
Ailton

Treinador - Toni


Resumo:

1º Lugar - I Divisão 1993-1994

Vitórias - 23
Empates - 8
Derrotas - 3

Golos Marcados - 73
Golos Sofridos - 25






Sem comentários:

Enviar um comentário