quarta-feira, 8 de julho de 2015

Lazio 1999-2000


O "scudetto" tinha fugido por um triz à equipa treinada por Sven-Goran Eriksson na época anterior, dando assim ainda mais razão à alcunha que o treinador sueco havia ganho em Itália anteriormente, "Il Perdente di Sucesso" (O Perdedor de Sucesso). Para novo ataque ao título a equipa "laziale" garantiu a contratação dos argentino Verón e Diego Simeone, dois médios de classe mundial, apesar de ter vendido o ponta de lança Christian Vieri ao Inter de Milão, naquela que foi a transferência mais cara de sempre do futebol mundial até então. Os romanos começaram a época respirando saúde, batendo o Manchester Utd no Mónaco para assim arrebatarem a primeira (e única) Supertaça Europeia da sua história. Com uma defesa fortíssima liderada por Alessandro Nesta e um meio-campo de luxo, a equipa romana esteve mais uma vez muito forte na Serie A, mas teve de enfrentar a feroz oposição da Juventus de Zidane e del Piero. Foi um campeonato extremamente disputado entre estes dois "Titãs" até à última jornada. Entretanto na Champions League, após duas fases de grupos muito boas com apenas uma derrota, a Lazio foi eliminada nos quartos de final pelo Valência tendo sido atropelada no Mestalla por 5-2, de nada valendo a vitória pírrica (1-0) na 2ª mão. 
A apenas uma jornada do fim do campeonato, a Juventus tinha uma vantagem de dois pontos sobre a Lazio, o que fazia parecer impossível o sonho romano. Mas a sorte esteve do lado dos "biancocelesti" que depois de baterem a Reggina no Olímpico de Roma (3-0), viram os "rossoneri" perderem em Perugia num jogo que se tinha atrasado devido ao mau tempo. 
Era a festa "laziale" 26 anos depois do último título de campeão da serie A. Os romanos ainda juntariam ao "scudetto" a Taça de Itália, após terem derrotado o Inter na final. O investimento feito pelo presidente Sergio Cragnotti no ínicio dos anos 90 tinha finalmente o retorno desejado. E Eriksson deixou de ser "Il Perdente di Sucesso" para passar a ser "Il Mitico"...


Equipa-Tipo

Marchegiani
Mihajlovic
Pancaro
Nesta
Negro
Simeone
Verón
Nedved
Sérgio Conceição
Salas
Boksic

Treinador - Sven-Goran Eriksson


Resumo:

1º Lugar - Serie A 1999-2000

Vitórias - 21
Empates - 9
Derrotas - 4

Golos Marcados - 64
Golos Sofridos - 33




Sem comentários:

Enviar um comentário