quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um Clássico pouco decisivo, mas sempre emotivo


A contrário dos últimos anos, o próximo FC Porto-Benfica não terá contornos decisivos, pelo menos no imediato. Não só devido à indefinição típica do início de época em que o jogo se enquadra, como do equilíbrio pontual que neste momento ainda se regista na tabela classificativa.
Além do mais o clássico do Dragão não vai ter o peso das últimas épocas, quando o campeonato se tinha resumido a uma luta quase directa entre portistas e benfiquistas. Este ano há que contar com o Sporting de Jorge Jesus, que se afirma cada vez mais como um candidato legítimo ao título.
Obviamente que não se deve retirar valor à importância histórica deste encontro e ao impacto emocional que costuma resultar destes duelos entre dragões e águias. As estatísticas dizem que nos últimos 38 anos os encarnados apenas venceram em três ocasiões no reduto dos azuis e brancos, para o campeonato, o que reflecte muito bem as dificuldades crónicas do Benfica no Porto, durante a era "pós-José Maria Pedroto". Ao mesmo tempo mostra que uma boa "fatia" da hegemonia ganha pelo FC Porto durante esses anos, foi alicerçada com as vitórias sobre o rival da Luz, sobretudo na Invicta.
Desde modo, tanto portistas como benfiquistas, sabem da importância de vencer o rival, e vão querer vencer no Domingo, mesmo sabendo que ainda está tudo em aberto...



Sem comentários:

Enviar um comentário