domingo, 10 de abril de 2016

Benfica 1959-1960


O defeso de 1959 teve um papel fulcral no virar de página do Sport Lisboa e Benfica e do futebol português. Bela Guttmann, o mítico treinador húngaro, que acabara de se sagrar campeão pelo FC Porto, foi contratado por Mauricio Vieira de Brito. O então presidente dos encarnados também assegurou o concurso do jovem avançado José Augusto, quem também tinha sido sondado pelos portistas.
O campeonato foi disputado de forma bastante intensa entre Benfica e Sporting, pois o campeão FC Porto, ainda abalado pelos acontecimentos verificados na pré-época, ficou muito cedo afastado da corrida.
José Augusto que viria a tornar-se num dos melhores extremos da Europa ao ponto de ser apelidado "O Garrincha Português" pelo jornalista francês Daniel Hanot do "L'Equipe", foi fundamental para o sucesso dos encarnados, apontando 19 golos. A sua velocidade, técnica apurada e surpreendente jogo de cabeça, iriam deixar marca na Luz durante vários anos, e torná-lo numa lenda do Benfica e da selecção de Portugal. Esta também seria a época de estreia de águia ao peito de outro jovem promissor, de seu nome José Torres...
O jogo do título teve lugar no Estádio da Luz entre Benfica e Sporting na antepenúltima jornada da prova, e foi na altura apregoado como "O Encontro do Século", tal a rivalidade efervescente entre os dois rivais da Segunda Circular e os contornos decisivos do embate. Num jogo de emoções fortes, que provocou muitos desmaios entre os adeptos nas bancadas, as águias venceram os leões por 4-3 e deram um passo gigante rumo ao título. Infelizmente a tragédia abateu-se sobre a Luz, pois o antigo guarda-redes encarnado Pedro Conceição, acabou por falecer de comoção, quando foi marcado o quarto golo dos encarnados por José Augusto numa grande penalidade.
O Benfica de Guttmann acabou por se sagrar campeão nacional após uma vitória em Matosinhos sobre o Leixões, iniciando desta forma o período que viria ser o mais brilhante da sua história.


Equipa-Tipo

Costa Pereira
Cruz
Artur Santos
Serra
Mário João
José Neto
Coluna
Cavém
Santana
José Augusto
José Águas

Treinador - Bela Guttmann


Resumo:

1º Lugar - I Divisão 1959-1960

Vitórias - 20
Empates - 5
Derrotas - 1

Golos Marcados - 75
Golos Sofridos - 27







Sem comentários:

Enviar um comentário