domingo, 20 de janeiro de 2013

FC Porto 1992-1993


Segunda temporada do brasileiro Carlos Alberto Silva como técnico do FC Porto e... segundo título de campeão conquistado. O campeonato do "bi" foi no entanto bem mais disputado que o da época anterior, numa luta cerrada quase até à ultima jornada entre FC Porto e Benfica. No final os portistas sagraram-se campeões com 2 pontos de vantagem sobre os encarnados e 9 sobre o Sporting.
A equipa titular dos dragões era praticamente a mesma de 1991-1992, composta por uma defesa seguríssima, a melhor da prova com 17 golos sofridos (Vítor Baía foi titular em todos os jogos do campeonato pela 4ª temporada consecutiva). Era aliás o ponto forte desta equipa, a sua segurança defensiva assim como a capacidade de sacrifício. Na frente de ataque mantinha-se a dupla habitual Domingos e Kostadinov, cada um com 9 golos marcados. Timofte, o romeno de um pé esquerdo fenomenal, foi o melhor marcador da equipa com 11 golos.
A meio da época seria disputada a Supertaça Cândido de Oliveira que o FC Porto perdeu contra o Boavista (1-2 nas Antas e 2-2 no Bessa). No que à Europa diz respeito, o FC Porto ficou-se pela fase de grupos na primeira edição da Liga dos Campeões, num grupo que tinha ainda AC Milan, PSV Eindhoven e IFK Gotemburgo.


Equipa-Tipo

Vítor Baía
João Pinto
Fernando Couto
Aloísio
Bandeirinha
André
Rui Filipe
Semedo
Jaime Magalhães
Domingos
Kostadinov

Treinador - Carlos Alberto Silva


Resumo:

1º Lugar - I Divisão 1992-1993

Vitórias - 24
Empates - 6
Derrotas - 4
Golos Marcados - 59
Golos Sofridos - 17




3 comentários:

  1. Muito bom o blog. Queres fazer troca de links?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado companheiro ! Já adicionei o teu link à minha lista de blogues.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  3. Adicionado! Obrigado e continuação de um excelente trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar